O surgimento das hortaliças minimamente processadas representa uma inovação importante na história da alimentação humana e tem chamado atenção das grandes redes de supermercados.
Panorama do mercado de vegetais minimamente processados no Brasil
O processamento mínimo de frutas e hortaliças no Brasil é relativamente recente, porém representa um nicho de mercado em crescimento e em plena consolidação destinado a um perfil específico de consumidor.
A crescente demanda de alimentos pela economia de mercado, aliada às transformações do mundo moderno, fazem com que os vegetais minimamente processados agradem cada vez mais consumidores.
No Brasil, o início da atividade de processamento mínimo de frutas e hortaliças ocorreu, com a chegada das redes de fast-food no final da década de 70, principalmente nos estados do Sudeste.
Conforme dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o agro é um dos poucos setores da economia que apresentou crescimento durante a crise provocada pela pandemia.
O crescimento do setor foi de 1,9% no primeiro trimestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019.
O PIB do setor de agronegócio deve apresentar alta de 2,5% em 2020. Além disso, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o agronegócio é responsável por 42% das exportações brasileiras, atingindo US$ 102 bilhões em 2018.
Essa tendência de crescimento inclui ainda o crescimento do interesse pelos hortifrutis em geral, impulsionado pela busca das pessoas por qualidade de vida e por um estilo de vida mais saudável.
Por estas razões investir num mercado diretamente ligado ao agronegócio pode ser uma estratégia lucrativa em meio a pandemia.
Equipamentos destinados ao processamento mínimo de alimentos
Para que o investimento tenha o retorno esperado, a qualidade e tecnologia dos equipamentos utilizados no processamento dos alimentos são essenciais.
A Valmaq conta com uma linha completa de equipamentos voltadas para o processamento mínimo de alimentos, projetados com a mais alta tecnologia, confira:
- Centrífugas;
- Cortadoras;
- Descascadoras;
- Esteiras;
- Lavadoras;
- Mesas.
A variedade, qualidade e alta performance dos equipamentos permite a escolha da linha de produção mais adequada às peculiaridades do negócio e dos consumidores da região.
Todos os equipamentos foram pensados conforme as diretrizes constantes das Boas Práticas Agrícolas (BPA).
Elas consistem num conjunto de recomendações de caráter geral que permitem uniformizar a adoção de procedimentos que assegurem a qualidade das hortaliças produzidas nos diferentes sistemas de produção adotados.
Conclusão
A Valmaq oferece uma linha completa de lavadoras voltadas para o mercado de alimentos minimamente processados, como snacks e vegetais, ideais para atender o aumento da demanda por produtos saudáveis.
Somos é campeões em vendas e reconhecidos no mercado por produzir equipamentos que privilegiam a produtividade, qualidade e lucratividade.
Quer saber mais sobre os equipamentos da Valmaq? Acesse nosso site e fale com um consultor técnico especialista.
Fonte: Projeto Minimamente Processados UFSC;